domingo, 28 de março de 2010

O grande circo

get
Cinco dias e centenas de pessoas em frente a um fórum em São Paulo. O casal Nardoni é julgado. Faixas com pedidos de justiça sendo levantadas, gritos e algumas tentativas de agressão ao advogado de defesa do casal. Circo.
Palhaços que achavam fazer mágica.
Alguns queriam apenas aparecer na Sônia Abrão, outros se identificavam com o sofrimento da mãe. Mas ainda assim eu via um circo.
Pessoas reunidas em frente a um fórum para pedir justiça é ter tempo perdido. Estavam em frente ao local onde se faria a justiça – com ou sem eles. Sem julgar méritos, mas o casal Nardoni saindo de lá culpado ou inocente, a justiça teria sido feita. Afinal, pra isso foram chamados os jurados. Júri popular significa que pessoas são convocadas para representar a população. E julgar.
Pessoas em frente ao fórum gritando é baderna. Nada mais. Não precisava disso, definitivamente.
E porque tanta indignação de minha parte? Pelos protestos fora de hora. Vi uma velhinha que viajou da Bahia até São Paulo para ficar em frente ao fórum protestando. Mas não vejo ninguém saindo de São Paulo até Brasília (metade do caminho que a velhinha fez) protestando contra nossos políticos.
Alguns dizem que os protestos tinham a ver com a sensação de proximidade, a identificação com o sofrimento da mãe da menina. Mas será que ninguém percebe que deveríamos nos identificar com nosso dinheiro indo embora dos cofres públicos? E não é o problema de perder dinheiro. É perder vidas. Esse dinheiro que enriquece uns poderia ser usado para investir em saúde, por exemplo, e salvar muitas outras vidas.
A justiça foi feita no caso da menina Isabela – com ou sem manifestantes –, mas ela não voltará.
Vamos fazer manifestações agora que levem políticos a júris populares. Vamos fazer manifestações que ao menos acabem com a imunidade parlamentar. Enfim, vamos fazer manifestações em prol de vidas que podem ser salvas.

2 comentários:

Unknown disse...

Nossa !!! Adorei!!!!
Acredito que o brasileiro está perdendo a noção do que é certo e do que é errado.
A mídia está nos fazendo esse favor...
Não tenho duvidas que nossos políticos apóiam esse tipo de coisa, afinal ninguém abre a boca para protestar sobre o que eles fazem, alias nem o protesto mudo que é o melhor: O voto, secreto e definitivo, continua colocando os mesmos ladrões no mesmo lugar.
Abraços Parabéns!!!

28 de março de 2010 às 16:44
Unknown disse...

Os professores estão tentando. Acho que vou fazer uma revolução agora, mas... não não, logo começa a Copa e depois as Eleições. E "Deixa pra lá!" - é isso o que todos fazemos.

Vergonha alheia e própria.
Vergonha, essa é a palavra.

Beijo, Samu

29 de março de 2010 às 23:37

Postar um comentário

Se você não tem conta em nenhuma das opções sugeridas, use a opção "nome/url". Se não tiver nenhum site para colocar em url, deixe o campo em branco. Obrigado.

Livros - Submarino.com.br