Sobre a queda do diploma
Acho que é natural escrever, neste momento, sobre a tal queda da obrigatoriedade do diploma para jornalistas. Não posso definir esta medida com outro adjetivo que não insensatez.O argumento de que a obrigatoriedade do diploma fere o direito de liberdade de expressão não me parece cabível. A desculpa de que o jornalista não oferece risco a terceiros não cola.
A liberdade de expressão jamais foi afetada por causa desse diploma. Todos os jornais têm uma seção especial em que os leitores podem dar sua opinião, qualquer um pode dizer o que pensa a qualquer momento. A simples exigência de um diploma para que isso torne-se cotidiano, remunerado e, mais importante, com critério, é o mínimo que se pode esperar de formadores de opinião.
Por outro lado, dizer que a falta de diploma não oferece risco a terceiros é uma idiotice! Oferece risco sim! Oferece um dos maiores riscos que o humano pode sofrer, o risco intelectual. As pessoas, felizmente ou infelizmente, tomam as notícias midiáticas como verdade e a falta de critério para transmissão dessas notícias é uma das coisas mais graves e de maior abrangência que pode ocorrer para qualquer ser humano. Quem não se lembra da falsa entrevista com integrantes do PCC veiculada pelo ilustre Gugu Liberato (aliás, ele não tem diploma).
Só pra garantir, vamos a exemplos de pessoas públicas sem diploma:
- Gugu Liberato - não tem diploma de jornalismo; famoso por ser um apresentador chato e cantar a música do pintinho amarelinho, além de promover a degradação da música brasileira apoiando grupos como Dominó, Polegar etc. Também é famoso por promover uma falsa entrevista com integrantes do PCC durante alguns ataques da facção criminosa.
- Neto - não tem diploma de jornalismo; é ex jogador de futebol e atual comentarista da Rede Bandeirantes; tenta ser polêmico, mas acaba sendo muito chato, redundante e perde-se nos comentários.
- Murilo Benício - não tem diploma de artes cênicas; extremamente conhecido pela falta de capacidade de se articular ou ter expressões em cena.
- Lula (presidente) - não tem diploma de...bem, o Lula não tem diploma de nada; é conhecido por não ter um dedo, voz rouca e nunca saber de nada do que acontece ao seu redor.
É galera, nosso futuro é negro! Pois é, não tenho diploma...então vou dedurar todo mundo! E quem achar ruim que me denuncie por falta de decoro.
4 comentários:
Bom reclamar disso! Querem realmente acabar com a nossa educação! Primeiro: intelecto pela metade: cursos superiores de menor duração; segundo: intelecto virtual: cursos superiores via internet; terceiro: intelecto nenhum: sem diploma mesmo.
23 de junho de 2009 às 22:01Puxa, que mercado de trabalho dahora!
Bom, pelo menos agora eu posso realizar o meu sonho de ser jornalista... e eu que estava preocupado em enfrentar alguns anos de faculdade para ganhar um diploma, ein?! Eita, espera um pouco, então pra quê investir num curso de quatro anos de jornalismos? Pessoal, desbundem aeh!, vamos farrear e esquecer de estudar!
Eita, Samuel, curti demais esse texto... vamos lá, quero ver atualizações diárias aqui! E trate de divulgar esse blog! Se não não terá muitos acessos e eu torço para que você tenha muitos!
Abraços, grande amigo!
Rafael Marchesin
Samuel, entra nesse site:
24 de junho de 2009 às 17:21http://contador.s12.com.br/
Ele gera uns contadores aí, não é o que eu tinha te falado, mas parece ser muito bom e simples... gera o código e depois copia para o seu blog...
Sam! Adorei este post!
28 de junho de 2009 às 01:22dos que li até agora esse é o melhor!
Ainda mais o comentário do Lula nosso ilustre presidente de esquerda!
Você sera um brilhante colunista! Eu vejo isso em você garoto! Com ou sem diploma tu chega la!
Beijos
Tenho saudades do tempo em que criança era inocente, polícia competente e Lula era só fruto do mar!
30 de junho de 2009 às 19:23Postar um comentário
Se você não tem conta em nenhuma das opções sugeridas, use a opção "nome/url". Se não tiver nenhum site para colocar em url, deixe o campo em branco. Obrigado.